19.2.09

ATIVIDADE 20 PONTOS - TURMA TURISMO - I SEMESTRE 2009

Como comentado em sala de aula, vamos dar início às nossas atividades fazendo uma bela pesquisa em trio. Organize-se para montar seu grupo para a primeira atividade do semestre. O objetivo será fazer um amplo estudo sobre a Comunicação nas Empresas de Turismo, esse mercado abrangente, que nos desafia em relação ao seu entendimento, à forma de produzir estratégias e criar ações para garantir o sentido fundamental da comunicação: o entendimento entre a organização e seus vãrios públicos. Compreender um pouco mais sobre estes aspectos, nos permitirá apreender as diversas técnicas utlizadas para produção de peças jornalísticas, afim de que as empresas cumpram cada vez mais seu papel social.

O seu grupo( trio) deverá escolher um dos temas abaixo.
A comunicação Organizacional : desafios, vertentes, gestão de mudanças, crises, cultura organizacional, incertezas, áreas de atuação, estratégias, impactos, novos cenários, empreendedorismo, mercados, eventos, anúncios, sites, entre outros.

Produção de peças periódicas: veiculos de massa, veículos institucionais, veiculos de comunicação dirigida, comunicação interna e comunicação externa, peças periódicas, estratégias, projetos editoriais, planejamento, custos e benefícios, tiragens, práticas de mercado, o trabalho isolado, a inovação, a continuidade, a peça na ação integrada, entre outros.

Assessoria à imprensa: relacioanmento com jornalistas, a mídia gratuita, coletivas, releases, estratégias de divulgação, clippings, mídia trainnings, investimentos pontuais somente em eventos, investimentos a longo prazo, a credibilidade da marca, construindo responsabilidade social na empresa, etc.

I etapa da atividade - 2 pontos
Depois de escolhido o tema, vocês deverão identificar e selecionar pelo menos 3 fontes diferentes, entre livros, estudos, cds, vídeos, periódicos, etc, para realizar o estudo. Uma das fontes tem que ser um profissional que atua no mercado, apto a falar sobre o tema escolhido. Ao fazer isso, os grupos (trios) deverão postar um comentário à esta mensagem me informando qual o tema foi escolhido, bem como sub-tema delimitando o que vão abordar, o porquê e quais as fontes de estudo que foram selecionadas. O grupo poderá expor uma ou outra dúvida, pergunta ou comentário no final para a professora, para que mantenhamos a interação, novas sugestões de fontes e direcionamentos corretos aos estudos. Nesta primeira postagem não pode faltar o nome dos três integrantes do grupo ao final, certo? Até quarta de cinzas...24/02.

Isso deve ser feito como primeira etapa desta atividade 1. O texto deve ser redigido como nota informativa, com 5 a 10 linhas, já incluindo os nomes dos integrantes.

II etapa da atividade 1 - Apresentação em Seminário - 8 pontos
Os estudos e pesquisas deverão ser realizados durante o carnaval,como segunda etapa desta atividade 1, para realizarmos o nosso seminário na sexta-feira 13 de março.

III etapa da atividade 1 - Entrega da Pesquisa Impressa - 10 pontos
O trabalho impresso final da pesquisa deverá ser entregue no mesmo dia do seminário, dentro das normas da Newton Paiva, disponíveis no site da instituição ( capa, introdução, índice, desenvolvimento, conclusão, bibliografia, anexos se for o caso). O desenvolvimento deverá ter entre 5 a 10 páginas.

Observações:
A não participação do aluno no dia do seminário( 13 de março) implicará em perda de 8 pontos.
Trabalhos não entregues no dia do seminário poderão ser entregues até no máximo na semana seguinte, no entanto, valendo 70% do valor dos pontos.
Depois desta data, não serão mais recebidas estas atividades.

Critérios de avaliação:
Serão avaliados: a profundidade com que tema foi estudado, a diversidade das fontes utilizadas, a criatividade para apresentação do estudo para sala ( cada trio terá 15 minutos para apresentação. Deverá informara professora até 24/02 que tipo de mídia vai precisar para apoiar apresentação: cd, dvd, internet, vídeo, data show, etc, para providências na instituição.) No trabalho impresso, serão avaliados a originalidade dos trabalhos, uso correto de citações, sem plágios, qualidade do texto no discurso dissertativo, uso do português correto e padrão e aplicação do estudo à área de turismo, com entrevistas qualificadas com gente do mercado.

Vamos caprichar!! Qualquer dúvida, me contatem pelo email passado no primeiro dia de aula ( bia@goulartgrossi.com.br). Breve darei sugestões, nos comentários de autores e obras possíveis. Explorem nossa biblioteca, pois tem um acervo muito interessante.

12 comentários:

Unknown disse...

Grupo:
Barbara Aparecida Pinto
Fabiana Monteiro Ribeiro
Silvia Maria

Tema:
Eventos

pesquisar os diversar areas de atuação/segmentos que um profissional de eventos pode atuar.

Instrumentos:
Entrevista com um profissional da area;
livros;
internet.

Cynthia Alencar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cynthia Alencar disse...

O tema escolhido pelo trio foi "Comunicação Organizacional" com o subtema "Cultura Organizacional". A escolha se justifica pelo fato de o assunto ser de grande importância e poder ter influência direta nos resultados das empresas e, muitas vezes, ser deixado em segundo plano ou ignorado no ambiente empresarial.

Até o presente momento, as fontes da pesquisa são: profissional que atua no mercado, livro e internet (que pode incluir periódicos e trabalhos acadêmicos).

Trio composto por Ana Paula Cardoso, Cynthia Alencar e Leidiane Sampaio
Turismo - VII Período - Noite

Anônimo disse...

Grupo:
Emmanuelle e Rute Elias

escolhemos o tema:"Comunicação Organizacional" e o subtema "Empreendedorismo".

Escolhemos este tema por conter o sub-tema: Empreendedorismo, que estamos debatendo muito nas aulas de Planejamento II e sermos interessadas por este sub-tema.

Estaremos pesquisando a empresa de Intercâmbios: CI Internacional.

As fontes da pesquisa são: profissional que atua no mercado, livro e internet (que pode incluir periódicos e trabalhos acadêmicos).

Turismo - 7º Período - Noite

Anônimo disse...

O tema escolhido por nosso trio foi "Comunicação Organizacional", dentro deste tema falaremos sobre Eventos em Belo Horizonte. A escolha do tema foi esplanada, pois 2 pessoas do trio já trabalham na área e pelo turismo de eventos em Belo Horizonte estar crescendo cada vez mais em função do Turismo de Negócios.

As fontes da nossa pesquisa serão: Profissionais que atuam na área, livros e internet.

Integrantes:
Amanda Xavier
Camila Mendes
Gabriela Mendes

Turismo - 7º Período - Noite

Felipe Versieux disse...

tema escolhido foi, "Produção de Peças Periódicas: A Importancia dos veículos de Massa para o fortalecimento do turismo"

Instrumentos;

Revista Viagem
Conversar na Editora da Revista
Internet

Integrantes;
Felipe d. Versieux
Guilherme
Renata Neves

Anônimo disse...

Nos equivocamos quanto ao tema.
Alteramos para o subtema "Estratégias de Comunicação da empresa Localiza", ainda dentro do tema Comunicação Organizacional.

As fontes da nossa pesquisa serão: Profissionais que atuam na área, livros e internet.

Integrantes:
Amanda Xavier
Camila Mendes
Gabriela Mendes

Turismo - 7º Período - Noite

Nad e Nat Souvenirs disse...

Bia..nossso trabalho será na área de ecoturismo e falaremos sobre o tema assessoria à imprensa e como sub-tema mídia gratuita..

Nosso tema geral será: Como as empresas de ecoturismo se promovem através de ecotreinamentos gratuitos a imprensa? E como elas poderiam usar deste instrumento para se promoverem?

Integrantes:
Natália Farina
Nadária Guimarães

7º Período Noite

Instrumentos:
Livros;
Internet;
Entrevista com um profissional da área

Lili Mineira disse...

Integrantes:
Liliane Santos
Nathalia Dumont
Cintia Batista

Tema:
"Assesoria de Imprensa"

Empresa da pesquisa:INFRAERO
Uma das integrantes do grupo trabalha na área.

Fonte:
Profissional na área
Internet
Estudos

Turismo
7°Período - Noite

Anônimo disse...

Hi prof!
Nosso trio:
- Ana Cláudia
- Mariana Lima
- Pamela Gonçalves


Nosso tema: Assessoria à imprensa
Sub tema: Estratégias de divulgação

O tema e sub-tema foram escolhidos por serem considerados extremamente importantes no processo de venda e divulgação de um produto, e levam especial atenção no cenário atual ja que temos novas tendencias de marcado.

" Um bacalhau bota milhares de ovos e ninguém fica sabendo, enquanto a galinha bota um único ovo e cacareja, todo mundo fica sabendo"

Materiais utilizados para pesquisa:
- Livros
- Internet
- Entrevista com profissional da área

7° Período, Turismo-noite

Anônimo disse...

otema escolhido foi:
Acomunicaçã Organizacional:
desafios, dentro deste tema sera estudado a importância dos desafios para os profissionais do mercado.
pesquisa será realizada por livros internet, e um profissional.
Componente Silvia Caligiorne

Anônimo disse...

Grupo :Angélica

O tema escolhido foi
Comunicação organizacional
e o sub tema foi eventos
sempre trabalhei nesta area
Interrese em saber qual o pefil do organizador de eventos , e qual a empregabilidade do profissional no setor.