13.5.08

ARTIGO - MICHELLI NOGUEIRA


Belo Horizonte está preparada para 2014?


Michelli Nogueira


Daqui seis anos, Belo Horizonte irá sediar um dos maiores eventos mundiais, a Copa de 2014. Apesar de faltarem seis anos para a concretização deste mega evento, a pergunta que fica no ar é a seguinte: Belo Horizonte está preparada para tal evento, no que diz respeito a todo o processo de comunicação, para que o mesmo seja divulgado de forma correta, possibilitando ao trade turístico melhores informações para que medidas, no que diz respeito, às melhorias que se fazem necessárias possam ser colocadas em prática com antecedência?

A Comunicação Social é de extrema importância para que esse evento seja um sucesso, pois seu objetivo maior é fornecer informações que tragam mudança de atitude.

É necessário que os veículos responsáveis pela divulgação desse evento utilizem as áreas da comunicação de forma correta, tais como a área visual que tem como objetivo criar a identidade do evento, ou seja, através da criação de uma logomarca que identifique o evento. A institucional, que permite um fortalecimento maior, no que diz respeito ao relacionamento com o trade turístico.

Ou seja, estão sendo divulgadas as informações sobre o evento nos jornais, revistas e televisão para que as pessoas de modo geral estejam a par do que está acontecendo?

Pois é importante que se discuta sobre isso.

Na área mercadológica seria importante estimular as vendas de produtos e serviços voltados para a Copa de 2014, isso faz com que a sociedade comece a se inteirar. Na área administrativa, seria importante também que os organizadores do evento tivessem uma sede onde os interessados em obter mais informações sobre a copa pudessem ter contato direto, assim conseguiriam ter uma maior noção do que irá significar esse evento para a Cidade de Belo Horizonte no que diz respeito aos benefícios e malefícios que o mesmo irá proporcionar a toda comunidade local.

Essas são algumas poucas questões que devem ser colocadas em pratica, o mais rápido possível, pois seis anos passam rápido e a cidade precisa se preparar no que diz respeito aos meios de hospedagem, à melhora da estrutura das vias de acesso existentes, à melhoria dos estabelecimentos que fornecem alimentos e bebidas, entre outros.

Com tantas as questões a se resolver, nota-se que ainda pouco se sabe sobre a copa.

DESAFIOS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO TURISMO

Futuros turismólogos do Centro Universitário Newton Paiva produziram artigos sobre os principais desafios e relevância da Comunicação para que a Internacionalização do Turismo em Minas realmente se consolide com preparativos para a Copa 2014.

Nos comentários, alguns deles partilham conosco suas visões. Uma diversidade de questionamentos e posições que se somam, norteando caminhos.

Imperdível, breve aqui!

Sites de Turismo

BOAS DICAS

O prof. Oscar Palma pediu para socializar com todos vocês dois sites: o primeiro com notícias diárias sobre turismo (índices, etc.) e o segundo um banco de teses e dissertações sobre turismo. 

 

Fonte:  Fabiana Pires -  Coordenadora de Turismo/ Centro Universitário Newton Paiva