Loading...

19.10.08

RESUMO DA SEMANA DO TURISMO

Olá, pessoal. Neste ano, o Curso de Turismo do Centro Universitário Newton Paiva, sob a coordenação do André e apoiado pelo Leopoldo, demais professores e alunos do curso, conseguiu promover uma grande Semana do Turismo em setembro. Nossos alunos fizeram uma assessoria à imprensa, divulgando, conforme foi possível, dados sobre a Semana.
Os destaques ficaram para as Oficinas práticas, as apresentações culturais e caráter interativo da semana, que agradou aos alunos, conforme poderáo constatar nos depoimentos dos alunos do VII período do Curso. Leiam os comentários que eles postaráo aqui, resumindo, no mínimo em 30 linhas, o que pode ser aprendido em pelo menos duas das atividades da semana, que tenham participado, ok?

Atividade avaliativa - 10 pontos. Colocar título interessante. Assinar no final, com nome completo e email se desejar. Postar até 27/10.

Com carinho,

Ana Beatriz Goulart Pereira
Professora Comunicação Social/ Noite

23 comentários:

marcela ramalho disse...

Turismólogo.A profissão da curiosidade e busca de informação.

A semana do Turismo foi realizada nos ida 1° e 2° de outubro, realizado no centro Universitário Newton Paiva, unidades Tiradentes, onde foram promovidas oficinas e palestras, dos mais diversos assuntos como, culinária, oficina de música, aparência profissional, iniciação cientifica, oficina de estandart e programas de intercambio, a fim de estimular o conhecimento do publico visitante sobre a área de Turismo, ministradas por profissionais das áreas.
No dia 1º de outubro tivemos as atividades de “Oficina de música e criatividade”, ”Com a mão na massa” e “Oficina cuidado pessoal e imagem profissional”, no dia 2° de outubro “Painel iniciação cientifica”, ”Oficina de Estandart” e “Turismólogo. Profissional sem fronteiras”.
A atividade “Com a mão na massa”, foi uma oficina gastronômica. O chefe de cozinha que trabalha no Alambique em Belo Horizonte, fez demonstrações de pratos diferentes, como filé com molhos diferentes, picadinho de carne, deixando as pessoas das atividades degustarem, tornando uma atividade leve e descontraída.
A culinária é muito importante para o turismo, pois é da cozinha que vem os elementos centrais para a construção da identidade dos lugares visitados. Além disso, a culinária serve vem mostrando a história e símbolos que contribuíram para uma forte associação da imagem ao "bem receber" e "às mesas fartas".
Já a atividade “Turismólogo. Profissional sem fronteiras” foi uma palestra ministrada pelos profissionais Isabela Magalhães e Bernard Woodcok, retratando as oportunidades do Turismo na Nova Zelândia e África do Sul, além disso, retrata também a oportunidade de estudos nesses países. A profissional Isabela Magalhães dona da escola de inglês na Cidade do Cabo, na África do Sul, a escola oferece além do curso de inglês, acomodações para os estudantes.
O profissional Bernard Woodcock retratou exatamente quais as oportunidades na Nova Zelândia tanto para estudo quanto para o Turismo.
Esse setor de intercâmbio em outro país é muito importante para o profissional do Turismo devido, devido à experiência e conhecimento com outras línguas e culturas diferentes das nossas, servindo tanto para a vida Professional e pessoal.
A semana do turismo, trás para o futuro turismólogo uma troca de experiências, ampliando ainda mais o conhecimento de cada estudante.

MARCELA RAMALHO DE CARVALHO
TURISMO NOITE-7°PERÍODO
RA:4043837
E-MAIL:marcelacramalho@hotmail.com

PAULO HENRIQUE LACERDA disse...

Semana do Turismo na Newton Paiva

A Semana do Turismo ocorre todos os anos no inicio do mês de outubro onde acontecem vários eventos em salões, acontecem feiras, debates e varias palestras. Seguindo esta data é realizada também todo ano a Semana do Turismo no Unicentro Newton Paiva promovendo várias palestras e atividades voltadas para o mercado do Turismo.
Nos dias 1 e 2 de outubro do ano corrente aconteceu mais uma vez a Semana do Turismo no Unicentro Newton Paiva que é realizada sempre na unidade Tiradentes, situada à Avenida Carlos Luz no Bairro Caiçara na cidade de Belo Horizonte com a realização de palestras e oficinas de gastronomia e montagem de Standards várias outras atividades.
No dia 01/10 ocorreu à palestra “Cuidado Pessoal e Imagem Profissional”, onde foi discutido a importância da preservação da imagem e os cuidados para não se misturar vida pessoal com profissional. Esta é uma questão de fundamental importância, pois como profissionais do Turismo devemos cuidar de nossa imagem profissional pois trabalhamos em contato direto com os clientes e ter descrição, educação e paciência é de fundamental importância.
No dia 02/10 foi realizada a oficina “Com a Mão na Massa” ministrada pelo chefe de cozinha da Cachaçaria Alambique. Nesta oficina o chefe ensinou como se preparar um filé mignon no capricho, como se deve cortar a carne a fim de obter um melhor resultado, como temperar, e ainda como servir o prato de acordo com a ocasião. A culinária também é um ponto de grande importância para o Turismo, pois é um ponto forte e marcante de várias culturas mundo a fora. A culinária também faz parte da construção da identidade de um povo, faz parte da cultura, sem dizer que uma boa comida é capaz de cativar os turistas.
A Semana do Turismo é uma oportunidade de fechar negócios, divulgar produtos e serviços, promover a interação dos profissionais e afins e também uma mostra da importância que o turismo vêem ganhando em território nacional. Acontecimentos como a Semana do Turismo devem sempre ser estimulados, pois só trazem benefícios e nos mantém bem informados de tudo o que está acontecendo não só no cenário nacional, mais também no cenário mundial no Turismo.

Paulo Henrique de Oliveira Lacerda
Curso de Turismo do Unicentro Newton Paiva
7° período, turno da noite.
paulo.lacerda@masteroperadora.com.br

Rafael Mendicino disse...

Newton Paiva realiza Semana do Turismo

O Centro Universitário Newton Paiva recebeu, dias 1 e 2 de outubro, intensa programação em celebração à Semana do Turismo. Além de palestras e oficinas gratuitas, que abordaram diversos temas relacionados ao turismo, o evento contou com apresentações de bandas nos intervalos das aulas, que movimentaram bastante os corredores da instituição, uma idéia interessante, que proporcionou mais interação entre os alunos e maior envolvimento com a iniciativa.

A grande participação de alunos, professores e colaboradores do Centro Universitário fizeram das salas de aula um lugar propício para o esclarecimento de dúvidas sobre os vários temas abordados durante a Semana.

Destaque ainda para a preocupação da organização do evento, que, como meio de facilitar o acesso à palestra desejada, espalhou quadros informativos, que deixavam claro em qual sala e qual andar estaria sendo realizada cada palestra.

Todos os presentes puderam desfrutar de palestras informativas, direcionadas ao segmento proposto. O mais interessante foi a abordagem de vários assuntos simultâneos, o que ofereceu mais dinâmica e interatividade aos temas tratados.

Para incentivar ainda mais a participação dos alunos nas palestras, o coordenador do curso, André Viana, passou de sala em sala, convidando as turmas e informando que valeriam título de hora complementar para os alunos, as quais são cobradas pela instituição de cada aluno formando.

Era nítida a satisfação, tanto de palestrantes quanto dos alunos, que ficaram encantados com toda a estrutura e organização apresentada pelo Centro Universitário.

Os palestrantes eram pessoas conhecedoras do assunto, muitos já formados em curso acadêmico e donos de posições respeitosas em seus empregos e empresas, e outros há menos tempo no ramo, mas que possuem experiência no assunto.

As palestras e oficinas apresentadas foram no mesmo horário das aulas, de 18h55 às 20h40, para não fugir do costume de alunos e professores que eram os principais alvos do evento.

Dois dias antes do começo, ou seja 29 e 30 de setembro, já se ouvia burburinhos relacionados ao evento: que movimentaria de forma direta o local naquela semana. Foi também nestas datas que os pequenos artistas começaram a se apresentar com shows e oficinas, nos intervalos das aulas.

Sem dúvida, o evento conseguiu atingir seu objetivo, que era de levar mais conhecimento e sabedoria aos alunos, e ainda sem prejudicar a carga horária exigida.

Esperamos, ansiosos, pelo próximo evento, ano quem vem, que possa também atender à expectativa dos interessados, numa junção de organização, estrutura e satisfação, assim como foi em 2008.

Rafael Mendicino
7º Período - Noite
RA: 4043714

Talita Farhat disse...

Semana do Turismo no Centro Universitario Newton Paiva

A integração entre professores, alunos, coordenação, Ceditur e empresas do mercado fez da Semana do Turismo da Newton Paiva um verdadeiro sucesso.
As Oficinas de artesanato, gastronomia, estética, os painéis, o Projeto Cara a Cara com o Mercado, a Feira de Intercâmbio, as apresentações culturais contaram com uma grande participação de público e proporcionaram a diversificação de conteúdos trabalhados.
Contanto com a presença de empresas no evento como Rede Promenade de Hotéis, Hotel Mercure BH Lourdes, Multitour Viagens, Cia. Universitária, Trip Linhas Aéreas, Iron Adventure Eventos, Fit Intercâmbio Viagens, Grupo Artha, New Zeland Opportunity, Píer Intercâmbio, Central de Intercâmbio, Escola Passo Básico, Curso de Estética e Cosmetologia, e aos patrocinadores a Padaria Paiva e a Transcelo Empresa de Transporte.
A oficina de gastronomia “Com a Mão na massa” foi realizada com um chefe de cozinha que trabalha no Alambique em Belo Horizonte, mostrando como é fácil fazer pratos diferentes e fazendo demonstrações, deixando com que os alunos participassem da oficina ajudando a fazer um prato de filé mingnon com um molho diferente, convidando-as para a degustação.
A culinária é muito importante para o turismo, retratando preservação das matrizes culturais.
A “Oficinas de Cirandas” promoveu por meio de ações de comunicação e entretenimento e uma descontração das pessoas presentes promovendo Cirandas de Rodas e danças típicas acompanhadas pelas musicas e os movimentos dos cirandeiros.
A importância da semana do turismo, trás para futuros turismólogos uma troca de experiências, ampliando conhecimentos e experiências e mostrando a importância que o turismo vem ganhando.

Talita Farhat Gomes
7º Período - Noite

Anônimo disse...

Desenvolvimento Profissional em foco na Semana do Turismo

A semana do Turismo na Instituição é uma tradição e conta com diferentes e importantes programações para o desenvolvimento profissional dos alunos. Além de não oferecer nenhum tipo de custo para os estudantes participarem.

Nos dias 1 e 2 de outubro na unidade Tiradentes, o Centro Universitário Newton Paiva preparou uma semana coberta de manifestações culturais, gastronômicas e com muitos cursos envolvendo os setores empresariais.

Uma dos importantes cursos apresentados foi o de Cuidado pessoal e imagem profissional. A palestrante Carolina Amaral é estudante de Estética na Instituição e o curso cedeu informações sobre o comportamento profissional nos setores empresariais, acoplado a este curso também nos foi passado uma informações e procedimentos sobre cosmetologia e estética.

Também ministrado na Newton Paiva um cursos envolvendo a argila, este que também foi destaque na Semana do Turismo. Durante os intervalos vários grupos se apresentaram, como malabares e o grupo afro reggae.

A Semana do Turismo foi de grande importância para o desenvolvimento profissional dos estudantes, uma vez que nos foi proporcionado vários cursos e vivências sem nenhum custo financeiro.

Paula A. C. Murta
7º período – Turismo
R.A: 4043747

Paula Murta disse...

Desenvolvimento Profissional em foco na Semana do Turismo

A semana do Turismo na Instituição é uma tradição e conta com diferentes e importantes programações para o desenvolvimento profissional dos alunos. Além de não oferecer nenhum tipo de custo para os estudantes participarem.

Nos dias 1 e 2 de outubro na unidade Tiradentes, o Centro Universitário Newton Paiva preparou uma semana coberta de manifestações culturais, gastronômicas e com muitos cursos envolvendo os setores empresariais.

Uma dos importantes cursos apresentados foi o de Cuidado pessoal e imagem profissional. A palestrante Carolina Amaral é estudante de Estética na Instituição e o curso cedeu informações sobre o comportamento profissional nos setores empresariais, acoplado a este curso também nos foi passado uma informações e procedimentos sobre cosmetologia e estética.

Também ministrado na Newton Paiva um cursos envolvendo a argila, este que também foi destaque na Semana do Turismo. Durante os intervalos vários grupos se apresentaram, como malabares e o grupo afro reggae.

A Semana do Turismo foi de grande importância para o desenvolvimento profissional dos estudantes, uma vez que nos foi proporcionado vários cursos e vivências sem nenhum custo financeiro.

Paula A. C. Murta
7º período – Turismo
R.A: 4043747

Lívia Viégas disse...

Semana do Turismo na Newton Paiva promove a importância do intercâmbio cultural como diferencial no sucesso profissional



A semana do Turismo na Newton Paiva - Unidade Tiradentes, contou com várias palestras, oficinas e intervenções de grande valia nos dias 1 e 2/10/2008, podendo ressaltar duas que realmente estavam direcionadas ao tema proposto pela faculdade.

A Palestra sobre a Nova Zelândia ministrada pelo Sr. Bernard Woodcock se destacou não só pela maneira simples e divertida de como ele conduzia sua apresentação, mas também pelas imagens e tema propostos.

Além de apresentar seu maravilhoso país, Bernard mostrou aos turismólogos presentes as oportunidades que a empresa New Zealand Oportunity oferece em termos de intercâmbio. Ele incentivou e informou todos os quesitos necessários para que as pessoas interessadas percebam que realmente este país oferece boas oportunidades de estudo e trabalho, tendo a facilidade de conseguir o visto por um ano, não sendo restrito o tipo de trabalho nem as horas trabalhadas, mas com quesito fundamental que os interessados precisam ter entre 18 e 30 anos. Ele conseguiu em pouco tempo informar e destacar a importância em investir no futuro profissional, conhecendo novas culturas e expandindo o desenvolvimento de outra língua.

Outra palestra que se destacou foi a da África do Sul, ministrada pela Maria Barreto que fez questão de exaltar com informações interessantes sobre a África do Sul.

Representando a empresa ELTASA, Maria Barreto apresentou fotos, vídeos e informações da África do Sul que mostravam que o intercâmbio pode ser um diferencial competitivo para o sucesso profissional e uma oportunidade para aprimorar o idioma.


A empresa oferece vários programas de intercâmbio para pessoas com a faixa etária de crianças até executivos e ressalta que todas as instituições que fazem parte destes programas são de qualidade e competência, assim como os locais de hospedagem.

A Semana de Turismo na Newton Paiva provou mais uma vez que a tradição da faculdade em promover palestras e oficinas para os futuros turismólogos alcançou o tradicional objetivo que é a troca de informações e a abertura do mercado para estes futuros profissionais.

Lívia R. Viégas
7º período – Noite
Email: liviarv@yahoo.com.br

Francynne Alice disse...

No primeiro dia da Semana do Turismo, dia 1 de outubro, aconteceu à palestra: “As Cirandas e a importância de seu resgate para a comunidade local e regional”. Foi uma atividade totalmente interativa, primeiramente com os alunos que estavam presentes em sala de aula, que aprenderam diversos passos e músicas de roda, além de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos cirandeiros e os lugares onde eles atuam como, por exemplo, populações carentes e turistas da cidade de São Luis do Maranhão. Depois da palestra os alunos foram até o rol da faculdade e interagiram com as pessoas que ali estavam para dançarem e cantarem aquilo que haviam aprendido.

Francynne Alice
RA.:4045388 - 7° Período – Noite
faro_17@yahoo.com.br

Anônimo disse...

O QUE SE PODE APRENDER EM UMA SEMANA DE TURISMO !!!


A semana do turismo aconteceu nos dias 1e 2 de outubro de 2008, no Centro Universitário Newton Paiva com intuito de promover palestras, oficinas, debates sobre vários assuntos do meio turístico que são de interesses dos alunos, em especial, que estão adquirindo uma formação na área.
As palestras abordam temas como culinária, folclore, agencias de intercâmbios, trabalhos no exterior, oficinas de dança folclóricas entre outras afim de familiarizar os estudantes e pessoas que às assistem.
Como estudante de turismo do curso, participei de palestras e oficinas na semana e observei que a cada semestre cresce o numero de participantes, que participavam com empolgação das atrações do evento.
Presenciei a oficina de danças folclóricas onde aprendemos a cultura de grupos que praticam este tipo de dança, conhecemos algumas histórias destes povos, e acabamos dançando uma destas danças. Como aprendizado, achei interessante conhecer culturas de diferentes regiões, histórias pouco contadas nos dias de hoje, e esta oficina despertou minha curiosidade sobre estes assuntos.Estas oficina são importante paraa formação doturismologo, pois são informações valiosas que se trabalhadas com afinco, podem ser bem exploradas turisticamente.

LUCAS CAMPONES DE ÀVILA MENEZES
CURSO DE TURISMO /NOITE
CENTRO UNIVERSITARIO NEWTON PAIVA

Anônimo disse...

A SEMANA MAIS ESPERADA DO SEMESTRE!!!

A SEMANA DO TURISMO, EVENTO REALIZADO PELA COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO NEWTON PAIVA JUNTO AO CEDITUR EVENTOS ORGANIZOU NOS DIAS 1º E 2º DE OUTUBRO DE 2008 UMA SÉRIE DE OFICINAS E PALESTRAS COM INTUITO DE PROMOVER O TURISMO E FORNECER ACESSO FACIL DE TODOS AOS MAIS DIVERSOS TEMAS COMO GASTRONOMIA, CULTURA E ARTE, VIAGENS PARA O EXTERIOR ENTRE OUTROS ASSUNTOS.

Entre estas atividades, pode-se aprender cozinhar com pratos muito gostosos com ajuda de um metri da cachaçaria alambique.
O metri ainda forneceu informações importantes sobre o modo de preparo de carnes, desde seu corte e uso de temperos ate o modo de preparo desta.E ainda orientou os que assistiam a palestra, como usar bebidas alcoolicas ( vinhos, cachaças entre outras ) no preparo de varios pratos.

Para atuantes da area de alimentos e bebidas, esta palestra tem fundamental importancia como aprendizado, para que estes possam fazem deliciosos pratos e conseguirem se realizar profissionalmente. E para quem nao atua na area, a experiencia para se fazer, numa futura oportunidade, um belo churrasco para amigos!

LUCAS CAMPONEZ DE AVILA MENEZES
ALUNO DO CURSO DE TURISMO
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Fernanda Belli disse...

Semana do Turismo: Integração entre estudantes e mercado de trabalho

A semana do turismo do Centro universitário Newton Paiva, é conhecida por sua relevância para o mercado turístico de Belo Horizonte, proporcionando aos seus alunos palestras, seminários, oficinas, feiras, dentre outras atividades, que preparam profissionais para o mercado competitivo.

Tal evento ocorreu em 2008, dentre os dias 29 de Setembro á 02 de Outubro de 2008, e proporcionou uma diversa gama de atividades, como: Palestras sobre cuidados com a apresentação pessoal, Painel Nova Zelândia e África do Sul, Oficina mão na massa, dentre outros.

A palestra “Cuidado pessoal e imagem profissional”, proporcionou-nos uma base prática (com um esboço do curso de cosmetologia) e fundamentos teóricos sobre a relevância da apresentação pessoal em entrevistas e ambientes profissionais. Apontou-se a essencialidade de saber usar as roupas e acessórios adequados, nos ambientes devidos, como por exemplo: uma entrevista para um cargo de gerência em um hotel, não é aconselhável apresentar-se com calça jeans e camiseta.

A palestra “Painel Nova Zelândia e África do Sul” foi divida em dois momentos distintos. Primeiro teve-se a palestra sobre a África do Sul, ministrada pela Isabela Magalhães, que apresentou as principais cidades e seus atrativos, através de recursos visuais, que proporcionaram um sentimento de deslumbramento aos expectadores, devido as belezas naturais mostradas. No segundo momento, Bernard Woodcock ficou responsável por apresentar seu país, a Nova Zelândia. Através de power point, materiais escritos e fotografias, Bernard encantou ao público, mostrando os atrativos locais, opções de escolas para intercambistas que querem estudar inglês e segmentos turísticos, como o turismo de aventuras, que possui forte influência na região.

Anônimo disse...

Um insentivo aos profissionais de turismo para sua inserção no mercado.

A Semana do Turismo ocorre todos os anos no Centro Universitário Newton Paiva na Unidade Tiradentes, esse ano os alunos puderam participar dos eventos oferecidos nos dias 29 de setembro a 2 de outubro, onde foi oferecido aos estudantes do curso de turismo oficinas, palestras, culinária, música, progrmas de intercâmbio e outras atividades importantes para formação dos mesmos, todos os programas oferecidos durante essa semana foram de grande valia tanto para os alunos quanto para os professores do Centro Universitário Newton Paiva, mostrando a importância do profissional no mercado de trabalho.

No dia 1 de outubro uma das oficinas ministrada foi a de Cuidado Pessoal e Imagem Profissional com a palestrante Carolina Amaral que é aluna do Curso de Estética e Cosmetologia da Newton Paiva. O objetivo dessa oficina foi levar aos alunos mais conhecimento sobre a importância da imagem e do comportamento do profissional de turismo dentro das diversas áreas oferecidas para o desempenho do seu trabalho, pois nós turismólogos trabalhamos diretamente em contado com o público isso é muito importante para a imagem do profissional e da própria empresa.

Esse evento tem sempre o objetivo de levar maior conhecimento aos alunos, mostrar novas idéias, valores e tirar dúvidas sobre as diversas áreas de atuação no mercado, levando aos futuros turismólogos mais experiência e oportunidade para a escolha do profissional na área que ele deseja atuar.

Juliana Lannes Duarte
7 período - Turismo
Newton Paiva

http://aventurasedesventuras.blospot.com.br disse...

Semana do Turismo do Unicentro Newton Paiva é Destaque no Cenário Turístico!

O dia do Turismólogo é comemorado no dia 27 de setembro desde a década de 70. Para valorizar a profissão deste profissional, que é capacitado para planejar e desenvolver atividades na área turística, tanto no segmento público quanto no privado, atuando em diversos setores, como planejamento, hotelaria, alimentação, transporte, eventos, entre outros o Centro Universitário Newton Paiva oferece à comunidade acadêmica e interessados a Semana do Turismo.
Este evento é utilizado há vários anos como ferramenta estratégica, para integrar o acadêmico de Turismo com a realidade do mercado. A semana de Turismo deste ano realizou-se no período de 29 de setembro a 2 de outubro com o seguinte enfoque: “Turismo. Esse é o meu negócio”. Promovendo temas que abordassem as novas tendências do como no Planejamento de Carreira, Intercâmbio, Artesanato, Criatividade, Música e Gastronomia.
Colaboraram culturalmente para a Semana, oficinas de standarts, danças de salão e o Show do Grupo Afro Regaae.
Palestras e seminários foram ministrados por profissionais de empresas tais como a rede Promenade, Multitour, Cia. Universitária, Trip Linhas Aéreas e Iron Adventure Eventos entre outros.
Como futura Turismóloga, gostaria de ressaltar a execução de duas palestras que foram de extrema valia para o público que às assistiram.
A Palestra Cuidando da Imagem Pessoal e Profissional, que visava despertar a postura profissional, comportamentos a serem adotados em ambientes profissionais entre outras abordagens foram oferecida aos participantes dicas de maquiagem, designe de sobrancelha, tipos de cabelo enfim o que combina com o que e melhora sua imagem e não somente o campo pessoal como o profissional Esta palestra foi ministrada por Consultores de Estética, como a aluna de Cosmetologia e Estética Do Unicentro Newton Paiva Carolina Amaral.
Outra palestra muito interessante foi Com a Mão na Massa, ministrada pelo chefe de Cozinha da Cachaçaria Alambique que ensinou aos alunos processo de seleção de alimentos, o modo como os alimentos devem ser cortados e manipulados indicando uma receita super prática de sabor espetacular, um delicioso Filet Mingnon que pode ser Flambado ao molho de Vinho ou servido com um delicioso Molho branco a base ervas como Tomilho e outra menos conhecida chamada Estragão, o resultado não poderia ser outro a degustação foi um sucesso.
Ambas atingiram lotação máxima e foram extremamente dinâmicas com informações realmente úteis.
A realização deste evento foi agregação profissional, sendo importante para os próximos anos inclusão de palestras do nível como as duas citadas acima.

Por Marcela Abreu
Turismo Newton Paiva
7º período
RA: 4040472

Anônimo disse...

Semana do Turismo:
Diversificação aprovada por professores e alunos


A opinião sobre a semana do Turismo Newton Paiva é a mesma, tanto dos alunos quanto dos professores: Sucesso. A cada edição da semana do Turismo, os profissionais envolvidos sempre visam uma superação ao ano anterior. E mais uma vez foi o que se viu no prédio Tiradentes no começo do mês de Outubro. A diversificação das palestras, oficinas e atrações culturais mais uma vez chamou a atenção dos participantes, que não se limitaram aos alunos e professores, a Semana do Turismo foi aberta ao público.

Os participantes puderam escolher as atividades que iriam participar, todas elas viradas para o crescimento do profissional da área, mas também com o intuito de conhecimento do assunto para aqueles “marinheiros de primeira viagem” no assunto Turismo. Algumas atrações se destacaram nos dias dessa Semana do Turismo, como as atividades dadas no dia primeiro de Outubro: Cuidado Pessoal e imagem Profissional e Curso de Estética e Cosmetologia, apresentados pela professora Lídice. Essas atividades foram importantes para aqueles futuros turismólogos, ou profissionais de qualquer área, pois apresentou uma “cartilha” de como devemos nos portar no mercado. Um dos quesitos mais importantes da apresentação do profissional é a primeira imagem que ele passa ao cliente, devendo sempre estar com aparência impecável, mostrando assim ao cliente seu profissionalismo.

As atrações culturais apresentadas nos intervalos também chamaram a atenção, como a Escola de danças Primeiros passos, o projeto dessa escola chamado de primeiro passo é voltado para pessoas de menor poder aquisitivo que também querem aprender e desfrutar da maravilha que é a dança.

Todos os participantes da Semana do Turismo aprovaram as oficinas, palestras e atrações musicais. Os organizadores do evento conseguiram oferecer uma vasta e diversificada grade de atividades.

Luiz Henrique De Lucca Munaier
7º Período Curso de Turismo-Noite
R.A:4046724
sabaratour@yahoo.com.br

Larissa de Paula Malta disse...

Newton Paiva e mais uma Semana do Turismo

A Semana do Turismo é um importante evento que ocorre todos os anos na Newton Paiva. Programado para alunos e professores, o evento também foi aberto ao público que se interessou pelos diversos assuntos ligados ao turismo e/ou temas que o envolvam.

Temas como culinária, oficinas de música, iniciação científica, palestras e oficinas foram promovidos nesses dias.

Um dos temas apresentados foi o curso de Cuidado profissional e imagem pessoal, ministrado pela aluna da instituição do curso de Estética Carolina Amaral.

A palestrante nos passou informações sobre cosmetologia e estética, abordou o comportamento profissional, além de dicas para não errar no ambiente de trabalho.

A Semana do Turismo também contou com apresentações de malabares, música e do grupo Afro Reggae.

Tal evento nos traz o benefício de aprendizado sem custos, além de diversificar a forma de aprendizado.




Larissa de Paula Malta
Turismo 7º período/noite
e-mail: lpmalta@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Turismo e Desenvolvimento marcam semana do turismo do Centro Universitário Newton Paiva.

Para comemorar a semana do Turismo, o centro Universitário Newton Paiva promoveu mais um evento marcante para os estudantes de turismo. Este ano, diferente dos anteriores, além dos alunos o evento foi aberto ao publico.
Através das realizações de palestras e mini-cursos podemos aprender e analisar diversas áreas, como iniciação Cientifica, programas de intercâmbio, oficinas de musica, aparência profissional, culinárias e diversas outras áreas. O que é muito importante para nosso aprendizado.
No dia 02/10 no período da manhã, aconteceu a palestra “ cuidado pessoal e imagem profissional” palestra que foi realizada pelo curso de Cosmética e comestologia, representado pela Acadêmica Carolina Amaral. Esta palestra teve como objetivo nos orientar sobre modos de vestir e como se comportar em um ambiente de trabalho.
A Palestrante Carolina, nos mostrou através de slides e fotos como nos comportarmos com clientes, como combinar estilos, e até mesmo a forma de lidar com os clientes.
Esta palestra é de muita importância para nos futuros turismólogos, porque a maior parte das áreas em que trabalhamos tem que lidar diretamente com o público, o que faz com que tenhamos que ter um excelente aspecto para receber e atender bem nossos clientes.
Outra palestra que foi oferecida para o publico na semana do turismo foi a oficina “Com a Mão na massa” que foi proferida por um chefe de cozinha que trabalha em no alambique cachaçaria, uma das casas noturnas mais badaladas de Belo Horizonte.
O mesmo fez demonstrações de como é fácil fazer pratos típicos, além de colocar o publico para praticar um dos pratos em que o mesmo estava ensinando a fazer, para após o termino acontecer à degustação. Esta oficina foi também de grande aprendizado para nos futuros turismólogos, pois o setor de A e B é uma das áreas que futuramente poderemos exercer.
Enfim, o evento foi marcante para todos que puderam participar, pois foram dias de muito aprendizado.

Pablo Vasconcelos
Turismo/Noite – 7º Período.

Alessandra France disse...

Teoria e Pratica a União de profissionais e Acadêmicos de turismo.

A semana do turismo, com certeza cumpriu o objetivo de trocar informação entre profissionais e estudantes onde há duas visões a pratica e teoria foram oferecidos palestras e oficinas buscando inovação de informação aos estudantes que estão ingressando no mercado.
Nas programações aconteçam nos dois turnos manha e noite, com temas variados, alem de intervenção cultural.
A palestra turismólogo, profissional sem fronteiras
Painel: Nova Zelândia e África do Sul foram importantes, pois explorou os aspectos do turismo e perfil do profissional cuja necessidade de serem flexíveis as tendências, explorando os destinos internacionais de destaque mundial.
A oficina de Imagem profissional, pois nem todas as pessoas têm consciência que a imagem é o primeiro contato e a partir dela se tem a primeira impressão, por isto ter uma visão profissional de como se vestir e comportar, com isto as dicas deram a oportunidade de corrigir possíveis falhas e buscando uma postura profissional alinhada e bem apresentável.

Alessandra France M. P.
Turismo Noite

Jéssica Vidal disse...

A importância da semana do turismo

A semana do turismo é uma tradição da faculdade Newton Paiva, e tem o intuito de interagir e trazer informação que muito das vezes os alunos não tem a oportunidade de tempo livre para participarem de palestras, mesas redondas e outros. Com uma programação altamente focada na área tem o objetivo de agregar conhecimento para os interessados ao assunto com participações de empresas atuantes no mercado e profissionais competentíssimos, dispostos a passar conhecimentos e informações sobre as áreas em que atuam atualmente no mercado turístico.

Alem das oficinas e palestras desde assuntos internacionais até mesmo de cuidados pessoais e com a imagem Profissional que possuímos e precisamos. Foram realizadas apresentações de dança, onde duas duplas se apresentaram em ritmos diferentes como: forro, tango, samba e zurique. Essas apresentações prenderam a atenção de todos que estavam presente no hall. E que sem duvida foi contempladora.

A semana do turismo também teve sua relevância para os alunos que ainda não se ingressaram no mercado de trabalho, com grandes oportunidades tiveram a oportunidade de poder manter contato direto com empresas do ramo turístico como agências, hotéis, companhias aeres e outras. Essas empresas além de mostrarem suas missões fizeram cadastro para futuras oportunidades de estágios e até mesmo emprego na área.

Dessa forma a semana do turismo faz com que o curso seja reconhecido tanto pelos alunos quanto pelo mercado.

Jéssica Maia Vidal
Turismo - NP
7º período/noite

Francynne Alice disse...

Intercâmbio cultural

No dia 02/10 da semana de turismo da Newton Paiva ocorreu a palestra sobre destinos internacionais: Descubra a Nova Zelândia e África do Sul. Palestra esta que trouxe mais conhecimento sobre os países, suas culturas, religiões, costumes e economia, alem de belíssimas fotos com paisagens dos locais e um pouco da historia de cada destino.
A África do Sul é um pais que recebe vários estudantes de diversos lugares do mundo durante todo o ano, que vão para estudar (desde a língua inglesa à completar o currículo escolar) e/ou trabalhar. Mostrou se no decorrer da palestra que é um país de fasto crescimento econômico, porém sua moeda ainda é fraca, mas isso faz com que a África do Sul seja um grande foco para os turistas.
A palestra sobre a Nova Zelândia apresentou um lugar novo e de alto desenvolvimento econômico, um país onde não há desemprego, pobreza, fome e muito menos ausência de educação.
Considera se a Nova Zelândia um dos melhores países para estudar a língua inglesa e trabalhar ao mesmo tempo, além de ser um país belíssimo, onde não apresenta índice de poluição.

Francynne Alice R. Oliveira
7º período - Turismo / noite

Natália Jordana dos Santos Meireles disse...

Semana do Turismo: complementando nosso conhecimento
A Semana do Turismo, realizada entre os dias primeiro e quatro de outubro, foi de relevante importância para todos os envolvidos na área, uma vez que teve papel complementar no conhecimento. A Semana contou com oficinas, manifestações culturais, palestras, e contou também com a participação de empregadores da área de Turismo, para os alunos e interessados deixarem seus contatos para uma possível contratação.

Dentre as atividades, podemos citar alguns destaques, que são:
Escola de Dança Primeiros Passos, que nos mostrou algumas modalidades de dança que são ensinadas, como o zulk, forró, tango e samba, demonstradas pelos próprios alunos, juntamente com a professora. A apresentação mostrou a qualidade de dez anos de ensino.
Oficina de cuidado pessoal e imagem profissional, com Sra. Carolina Amaral, que oferece o curso de Estética e Cosmetologia. A palestra nos mostrou como devemos nos portar para termos uma imagem pessoal apresentável, como nos vestir nos ambientes corporativos, o que não devemos fazer, que tipo de roupa é ideal para cada corpo, feminino e masculino, etc. Contamos também com a palestra de um tricologista, especialista em estudos do cabelo e couro cabeludo, que nos deu alguns conselhos sobre cuidados capilares, o que é ideal e o que é ruim. Por último, obtivemos informações de uma designer de sobrancelhas, os cuidados que devemos ter para não adquirirmos falhas, informações sobre sobrancelha definitiva, como se deve fazer um sobrancelha, etc.
Enfim, a Semana do Turismo teve papel fundamental para a omplementação de nossos conhecimentos.
Natália Jordana S. Meireles
7° período de Turismo-noite

RICARDO FERNANDES SOARES disse...

Estudantes x Mercado
Em comemoração ao dia do Turismólogo que aconteceu no dia 27 de setembro, o Centro Universitário Newton Paiva, unidade Tiradentes, localizado na Avenida Presidente Carlos Luz, 650 – Caiçara, Belo Horizonte, prédio este exclusivo para o curso de Turismo, no qual a instituição se orgulha de ser a pioneira neste curso superior, promoveu mais uma vez a Semana do Turismo. Evento ao qual, seus organizadores trabalham com o intuito de colocar seus alunos, futuros profissionais do turismo de frente com o mercado, trocando experienciais, conhecendo a realidade do mercado e aprendendo lições que completam a aprendizagem adquirida em sala de aula.
Com total dedicação da direção acadêmica, representados pelo coordenador do curso, Sr. Andre Viana e o responsável pelo Ceditur Sr. Leolpoldo, vários profissionais da área foram convidados para palestras e oficinas realizadas nos dias 1 e 2 de outubro.
Diversos assuntos foram abordados como oficina de música, aparência profissional, culinária, programas de intercambio e oficina de estandart.
No dia 1 de outubro tivemos as atividades: Com a mão na massa, Oficina de música e criatividade e a Oficina sobre cuidados pessoais e imagem profissional, que atraiu um número grande de interessados. A palestrante Carolina Amaral é estudante de Estética na Instituição e pontuou que nos dias atuais, conseguir uma oportunidade de emprego e muito difícil e para o candidato, uma boa aparência é fundamental para o sucesso. No dia a dia o cuidado com a aparência é fundamental no relacionamento com fornecedores e clientes e cuidados simples devem ser observados na criação de uma boa imagem.
No dia 2 de outubro, destacamos as oficinas de Estandart, Painel iniciação cientifica, e Turismólogo - Profissional sem fronteiras. A palestra “Painel Nova Zelândia e África do Sul” encantou os participantes com a cultura e beleza local. Isabela Magalhães apresentou as principais cidades e atrativos da África do Sul e Bernard Woodcock apresentou seu país, a Nova Zelândia, com opções de escolas de intercambio para quem quer estudar inglês ou até mesmo se especializar em turismo de aventuras.
RICARDO FERNANDES SOARES
TURISMO NOITE-7°PERÍODO
RA:4044693
E-MAIL:ricardo@royaltyviagens.com.br

Anônimo disse...

A semana do Turismo é um evento que acontece todos os anos no mês de Outubro no Brasil inteiro, sendo assim a Newton Paiva não poderia deixar de promover este evento para nós alunos do curso de Turismo da Newton.
O objetivo principal é o de promover dinâmicas, palestras, shows atividades em grupo para interação e promoção do mercado e atualidades.
Uma das Palestras realizadas foi a de Cuidado Pessoal e Profissional com a imagem ministrada pela palestrante Carolina Amaral que ensinou técnicas de maquilagem. Ensinou várias maneiras de produção de maquilagem de acordo com o ambiente, mais leves e elegantes, realçando o rosto, e técnicas de produção de beleza, de acordo com a roupa e ambiente externo pois hoje em dia temos contato com diversas pessoas em diversos ambientes e a boa aparecia muito importante.
A oficina de gastronomia - Cozinhando com o Chefe foi outra atividade realizada na semana do turismo com o chefe de cozinha do Alambique cachaçaria que nos ensinou técnicas de montagem de pratos e petiscos com carnes nobres, desde tira gostos a pratos principais. A culinária e um dos segmentos de extrema importância para a construção da identidade de um povo ou cultura que em sua maioria promove o turismo de uma determinada região, pois muitas vezes a culinária exerce uma forte atração para o Turista.
Este e um exemplo de que a atividade do Turismo tem diversos segmentos e vem crescendo cada vez mais.

Fernanda Salomão Ribeiro
7° Período
Newton Paiva

renata disse...

A Influência das Oficinas de Cirandas e Cantigas para o Turismo
A Semana do Turismo foi realizada nos dias 1 e 2 de outubro a Semana do Turismo no Centro Universitário Newton Paiva, que fica situado na Unidade Tiradentes, no Bairro Caiçara. Na programação estava a realização de várias palestras, além de oficinas e atividades culturais. Dentre elas pode- se citar a Oficina de Cirandas e Cantigas, que teve como intuito resgatar as cantigas e as cirandas de roda que estão sendo esquecidas. Durante a atividade, foram ensinadas algumas cantigas e onde elas eram tradições, como por exemplo, cantigas típicas do Maranhão. Promoveu o entretenimento entre os alunos e ensinou de uma forma descontraída a importância que as cirandas e as cantigas de roda têm para o desenvolvimento do turismo. Logo após a oficina, na hora do intervalo, as pessoas que participaram foram para a cantina, onde aconteceu a outra atividade. Foi promovida a interação entre as pessoas que participaram da oficina com as outras pessoas que estavam no local, ensinando-as as músicas que haviam aprendido em sala de aula.

RENATA LISBOA FERREIRA
TURISMO NOITE - 7° PERÍODO
RA: 4044432
E-MAIL: renata_lisboa@hotmail.com