Artigo - Nilson Ricardo Araújo
Copa 2014: Oportunidades de Exploração da Comunicação
A copa de 2014, que acontecerá no Brasil, é hoje, assunto reconte nos veículos de comunicação, sejam eles esportivos, noticiários, reportagens ou mesmo um "bate papo" informal entre pessoas.
Inserida entre cidades que sediarão o evento, Belo Horizonte, já especula sobre as oportunidades advindas do maior espetáculo esportivo da Terra. Para tanto, mesmo que distante da data de início das competições, a cidade e as empresas precisarão saber das possibilidades de se empregar a comunicação como meios de preparar positivamente o trade turístico para a copa.
Mas qual a importância da comunicação para o benefício do trade turístico da cidade de Belo Horizonte?
Primeiro, é importante ressaltar que o processo de comunicação deve se estabelecer a um número grande de pessoas (massa) das quais se é esperado mudança de comportamento e atitude. Para conseguir atingir esse objetivo as empresas precisam reunir esforços na tentativa de minimizar custos e otimizar resultados. Se algo é comunicado, é esperado como sendo positivo, ótimos resultados.
E segundo, porque a comunicação é importante para dinamizar a imagem da empresa e fortalecer sua marca no mercado.
Neste sentido, cabe entender qual o papel da comunicação dentro das empresas e como estas agregam valor e conseguem melhor resultado dentro dos processos de comunicação, e como estes se vinculam ao evento copa.
A classificação dos processos de comunicação (visual, institucional, mercadológico, administrativo e de imprensa) nos permite analisar e compreender melhor os fluxos de informação. Dessa maneira, fica mais fácil analisar os pontos positivos e negativos e, assim, traçar objetivos específicos que melhor se adequem a cada processo de comunicação como veremos a seguir.
Na área visual, com o objetivo de criar uma imagem e padronizar o uso da mesma, uma agência de receptivo, por exemplo, poderá ter uma logomarca forte caso tenha seu crachá, cartão de visita, papelaria, uniformes e stands as cores do mascote ou da bandeira brasileira.
Na área institucional, num intuito de mobilizar públicos e difundir os valores e filosofia, uma empresa poderá investir em promoções sociais com foco em ações que promovam a cidadania ou estar presente em palestras, eventos, congressos e lançamentos do setor, através de jornal, news letter ou mesmo revista.
O processo de comunicação é primordial. Difundir e disponibilizar o serviço ou produto com o foco de aumentar as vendas e captar novos clientes, um hotel poderá expor seus serviços em veículos de mídia paga, como rádio e televisão, ou no próprio site ou e-commerce.
Já, na área administrativa, ações como reuniões, treinamentos e peças de gerenciamento burocrático, como comunicados internos, relatórios, atas e memorandos podem fortalecer o funcionamento interno de uma organização se já estiverem "antenados" antecipadamente para o acontecimento.
E por último, a comunicação de imprensa. Através dela, uma aerolinha poderá mandar um release de um transporte de crianças carentes que participarão de uma partida beneficente, e assim, fortalecer sua marca e imagem no mercado, divulgando uma informação relevante para a sociedade, a fim de conseguir mídia gratuita.
Enfim, a importância da comunicação para o trade turístico de Belo Horizonte na copa de 2014, trará, sem dúvidas, novas oportunidades de crescimento para a cidade.
De acordo com Chico Maia (repórter da Band) e Silvana Capanema (presidente da ABIH), são claros os impactos que a copa produzirá em Minas Gerais e BH. Mas antes de tudo, é importante analisar como serão conseguidos os suportes e apoio para a realização da mesma, e que serão necessários canalizar esforços no mesmo caminho, afim de que a comunicação proporcione bons frutos aos empreendimentos e que as estruturas sejam utilizadas mais tarde para outras competições e pela sociedade com efeitos que perdurem mesmo depois da copa.
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